HISTÓRIA



PATRONO - BIOGRAFIA

PROFESSOR FRANCISCO RIBEIRO CARRIL

Francisco Ribeiro Carril, nasceu no dia 02 de Junho de 1896, em Barueri, Estado de São Paulo, e faleceu no dia 26 de Abril de 1953 em Vargem Grande do Sul, SP.
Era filho de Antonio Ribeiro Carril e de Albina Conceição Carril. Em 1918, pela então Escola Normal da Praça da República, hoje EEPS Caetano de Campos em São Paulo, obteve com distinção seu diploma de professor normalista.
Em 1919 foi nomeado professor adjunto efetivo do grupo escolar de Vargem Grande do Sul.
Era casado com a professora Iracema Fontão Carril, sendo que desse matrimônio nasceram os filhos: Ismar, Niza, Leni e Célio.
Cidadão dinâmico, de larga visão, político prestigioso, nada se fez nessa época em Vargem Grande do Sul que não tivesse contado com a participação de Francisco Ribeiro Carril, que ocupou os seguintes cargos: Delegado de Polícia, Vereador e Prefeito Municipal, além de naturalmente, professor.
No campo político, entre outras coisas, deve-lhe o município duas grandes conquistas: a construção da rodovia estadual que liga São João da Boa Vista a São Sebastião da Grama, passando por esta cidade, e a anexação da Vila Polar ao município de Vargem Grande do Sul, empreendimentos pelos quais batalhou infatigavelmente com sacrifício até de seus interesses pessoais, o que sem dúvida constituiu magnífica demonstração de estima e apreço a esta terra que ele tanto amou.
Além desses inúmeros serviços foram prestados por Francisco Ribeiro Carril no período de 1948 a 1951 quando então prefeito do município: prosseguimento moderno do sistema de abastecimento de água a população, construção e organização de Armazéns Gerais, fundação da antiga Casa Bancária  Francisco Ribeiro Carril que tão assinalados serviços prestou ao comércio, à indústria e à lavoura. Instalação da possante máquina de desencaroçar algodão, construção de vários e importantes prédios, ampliação da Cerâmica Sopil S/A, organização industrial que já transpôs as fronteiras do estado.
Vê-se assim que, tanto no campo de suas atividades políticas como particulares foi Prof. Francisco um batalhador incansável. Participou ativamente de empreendimentos sociais, integrando o quadro de todas as entidades recreativas e filantrópicas, algumas das quais teve oportunidade de orientar e dirigir várias gestões.
Vargem Grande do Sul, como facilmente se constata perdeu, com a morte de Francisco Ribeiro Carril, um dos seus autênticos valores, sendo justas e merecidas, sob todos os pontos de vista, as manifestações de pesar que foram atribuídas à sua memória, tendo inclusive merecido a honra ímpar de ser patrono de um dos estabelecimentos de ensino da cidade, pois o governo do Estado, por Lei nº 306 de 08/07/1974 publicado a 09/07/1974, dando o nome de EEPG Prof. Francisco Ribeiro Carril ao 3º Grupo Escolar de Vargem Grande do Sul.
Atualmente, após municipalização, a escola denomina-se EMEB. Prof. Francisco Ribeiro Carril.